Tuesday, September 13, 2011

Consume, consume, consume!

Porquê será que há artigos dos quais temos uma necessidade total e absoluta de que estes sejam de marca enquanto há outros em que não hesitamos em adquirir no chinês (que eu adoro, já agora), de marca branca ou na feira (sim, a Primark que todas adoramos também entra nesta categoria)? Será pelo factor qualidade ou a necessidade de manter um certo status social para alimentar o nosso ego? Porque o queixo mozzarella que compramos tem de ser de uma marca determinada mas os cereais pode ser do Pingo Doce? Não vai dar ao mesmo?

Seja por um motivo ou por outro a razão resume-se sempre ao mesmo mínimo denominador comum: a nossa linda cabecinha. Há uma data de coisas que nos influenciam a nível psicológico. Umas mais óbvias como o preço, a variedade, a escassez, a qualidade... E outras não tão visíveis como a aplicação da deixa “Tenho de ter isto porque...”. Esta bela frase serve para tudo! A verdade é que buscamos sempre desculpas para contornar os obstáculos a hora de termos aquilo que queremos, sem exceções. Gostamos daquela camisola preta? O primeiro pensamento é “Já tenho uma, para que ter outra?” e o segundo é “Tenho de ter isto porque... Um básico preto extra nunca esta a mais.” Vemos um par de sapatos dourados de salto vertiginoso do qual nos apaixonamos louca e irremediavelmente? 1º coisa que passa pela cabeça “Bolas adoro, mas quando é que os vou usar?” para depois pensar “Tenho de ter isto porque... É uma peça única que nunca mais vou encontrar e faz a diferença num outfit sóbrio”. É assim que nos autoconvencemos. Porque queremos ter uma mala Chanel? Sim, claro, são giríssimas, mas é casualidade que a vontade súbita e desesperada de ter uma surgisse logo após de eu ter visto aquela miúda com imensa pinta com uma? E então porque não comprar uma imitação mais baratucha? Porque precisa-mos  do “real deal”! (Já pareço o Mourinho sempre com o “porquê” na boca, e atenção que eu adoro o homem!) O consumismo, sobre tudo nas grandes marcas pelas que suspiramos, não faz mal mas sempre que controlado, como todos os grandes prazeres desta vida.

Why in some articles we have a total and absolute necessity for this to be a “brand product” while there are others that we do not hesitate to buy at the Chinese’s store (which I love by the way), white brands or even at a fair (yes, the Primark store that we all love is also in this category)? Is it because of the quality factor or the need to maintain a certain social status to feed our ego? Why the mozzarella cheese that we buy must be from a specific brand but the cereals can be from a 24/7 store? Isn´t it the same?

For one motive or the other the reason is always resumed to the minimum commune denominator: our beautiful little heads. There are a bunch of things that influences us at a psychological level. Some of them are obvious, like price, variety, scarcity, quality... And others are just not that simple to notice like the application of the sentence “I must have this because...”This great phrase serves for everything! The truth is that we always look the way around the obstacles we found when it comes to get what we want, without exceptions. We like that black sweatshirt? The first thing we think is “I already have one, why having another?” and the second one is “I must have this because... An extra classic black peace is never to much.” We see a pair of golden shoes with vertiginous heels and we fall in love crazy and irrevocably? 1st thing that comes thru our mind is “Crap love them, but when am I using them?” so then we think “I must have this because... It´s an unique piece which I will never find again and makes the difference on a sober outfit”. And this is how we convince ourselves. Why do we want to have a Chanel bag? Yes, of course they are gorgeous, but is it just random that we want to have it so suddenly and desperately right after we saw that great looking girl? And why not buying a cheap imitation instead? Because we need the real deal! (I look like Mourinho with the word “why” on my mouth, and mind that I love that man) Consumerism, mostly on the great brands we all dream of, does not hurt when controlled, like all the great pleasures of this life.



Love this bag!



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